Loreena McKennitt - Dante's Prayer

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Simplesmente Jerónimo



Sempre, desde que comecei a compreender e apreender o mundo que me rodeava, me manifestei contra o endeusamento de quem quer que fosse, por mais ou menos serviços relevantes prestados à Humanidade.

E isto porque sempre pensei, que o papel de um indivíduo na sociedade é o de assumir as suas obrigações perante ela, contribuindo para o bem-estar do seu semelhante, ao invés de, pelas mais variadas formas, se dedicar ao aniquilamento ou castração dos outros Seres que o rodeiam.

É evidente que não esqueço, que nós os da geração de 60, tínhamos os nossos ícones, a quem prestávamos a nossa homenagem de diversas maneiras, entre as quais a de seguirmos os seus exemplos de luta contra toda e qualquer forma de opressão e repressão. Eram exemplo disso os posters de Che Guevara que conseguíamos adquirir sabe-se lá onde, à socapa, para os dependurarmos na intimidade dos nossos quartos.

Vem tudo isto a propósito de um Homem que tive a oportunidade de ver e ouvir falar no passado mês de Novembro, aqui, em Carnaxide, no anfiteatro Ruy de Carvalho.

Jerónimo de Sousa, mostrou a todo àquele auditório que não era um mero transmissor da ideologia do seu Partido.

À nossa frente estava um Homem que cometeu o pecado de optar não passar pela Vida quedando-se no lamento dos seus infortúnios, mas aprendendo com ela e através dela, fazendo a sua opção de luta pelo colectivo em detrimento das possíveis benesses individuais.

Se: Apontar a essência dos males que enfermam a sociedade portuguesa e internacional; Denunciar as incoerências de muita gente que se diz portadora de valores de defesa dos seus concidadãos; Chamar a atenção para o inimigo de sempre da gente que trabalha e luta; etc., etc., etc. É ter engolido uma cassete, então caros leitores, não tendo eu a capacidade de improviso como Jerónimo de Sousa, também padeço do mesmo mal, a que, por acaso, sim, deve ser só por mero acaso... classifico de coerência.

E coerência é o que mais falta por esse mundo fora. Estarmos atentos ao que se passa à nossa volta, evoluções e regressões, retirando destas duas componentes as lições necessárias e de acordo com os nossos princípios programáticos, tentarmos encontrar o melhor Caminho para prosseguir em frente com a nossa Luta em prol da Humanidade, não estaremos com o relógio atrasado em relação ao Compasso da Historia, pelo contrário, estamos exercendo uma praxis coerente com os princípios que abraçámos, não nos rendendo ou cedendo a seráficos cânticos de hienas.

Caro Jerónimo de Sousa, como disse logo no inicio, eu não idolatro, nem nunca idolatrei ninguém. Mas mesmo sendo avesso a qualquer culto de personalidade, não posso deixar de saudar a sua frontalidade, clareza de palavras e seus conteúdos, enfim, a transparência contida no seu discurso, seja em que local for, e que tantos engulhos provoca naqueles, “ratos de porão” que por uma qualquer razão, abandonaram o punho que um dia ergueram e que se revelaram nas criaturas cobardes, que fazem do ataque sinuoso e torpe a sua pratica diária, vomitando o seu fel, aqui na blogosfera ou em quaisquer outros lugares.

Prezado Amigo, Companheiro ou Camarada, siga em frente!

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


quarta-feira, dezembro 21, 2005

Fraternidade 365 ou 366


Estimados/as Amigos/as,

Respeito as convicções religiosas ou de qualquer outro de tipo, de todas as pessoas, desde que estas, pela sua prática quotidiana, me respeitem e aos meus semelhantes.

Cresci no seio de uma Família imbuída de valores judaico-cristãos, frequentei colégios e templos católicos até uma determinada fase da adolescência, após o que cortei radical e conscientemente com aqueles valores, tornando-me um agnóstico não fundamentalista, ou seja, agindo de acordo com a minha consciência, compreendendo ou tentando apreender tudo que via ou ouvia, sem ideias pre-concebidas e assim fui moldando a pessoa que muitos de vocês conhecem. Com os meus defeitos e algumas qualidades.

Vem tudo isto a propósito do lapso de tempo, que estamos a atravessar, o Dezembro da boa vontade. O tal mês do espirito natalício. Das boas vontades e das caridadesinhas. Onde se ofertam umas coisitas para aconchegar estômagos deserdados; roupas novas ou impecilhos dos guarda-fatos; brinquedos colocados de lado por crianças sobre-lotadas de inutilidades, etc., etc., etc.

Vocês sabem que tudo isto não passa do tapar o Sol com a peneira. Resolver pontualmente, por um, dois ou três dias, os problemas dos deserdados da Vida. Consciências tranquilas por boas acções praticadas e siga a dança, não é verdade?

Mas não me vou alongar mais, pois para bom entendedor...

E como tal, remando em contra-corrente, desejo-vos 365 ou 366 dias, imbuídos de espirito Fraterno, de preferência com muita Saúde.

Aproveito para agradecer a todos/as os/as Amigos/as as palavras de simpatia e solidariedade devido ao meu estado de saúde.


Desculpem a minha frontalidade.

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


terça-feira, dezembro 13, 2005

Um ano e cinco meses na Blogosfera

Este 17º mês fica tristemente marcado pelos carrascos da Humanidade, particularmente, nos Estados Unidos da América, que continuam a dar provas da sua crueldade e irracionalidade.

No passado dia 2, no estado da Carolina do Norte, foi assassinado, com cobertura legal, um sentenciado à pena capital.

Hoje, dia 13, algumas horas após a conclusão deste texto, será assassinado mais um Ser Humano que esperou 24 anos nos corredores da morte.

O reles “Exterminador” fez jus às suas personagens interpretadas no cinema, negando clemência a Stanley "Tookie" Williams, tal como o seu sanguinário colega da Carolina do Norte.

Este é o terceiro texto que escrevo neste triste Dezembro, em que denuncio e apelo ao combate pela erradicação da Pena de Morte em todo o nosso planeta. Largos milhares ou milhões de outras pessoas também o fizeram. A nossa Luta, até agora, tem sido em vão. Mas não vamos desistir de Lutar pelo Direito à Vida e pela Dignidade Humana.

Para o carrasco mandante Arnold, desejo que um raio o fulmine, exterminando-o da face da terra, assim como a todos os outros carrascos da Humanidade.

É assim que termino a primeira parte deste texto, com palavras que desejava muito não ter necessidade de escrever.



Na segunda parte deste “post”, anuncio-vos a realização de mais um Encontro da Irmandade Blogueira, que designámos por Blogstício do Inverno, a realizar no próximo dia 28 de Janeiro e que terá lugar em Lisboa, no Restaurante da Associação 25 de Abril.

No Blog do
Blogstício do Inverno encontrarão os detalhes e um link para as respectivas inscrições.



E é com tristeza e amargura, pelas razões contidas na primeira parte do presente texto, que vos desejo que entrem em 2006, com saúde, Paz e Fraternidade.

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


sábado, dezembro 10, 2005

Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger

O assassinato com capa legal de mais um Ser Humano, marcado para o próximo dia 13, poderá ser evitado, se para tal, Mister Arnold, nascido na Áustria em 1947, emigrado e naturalizado cidadão dos USA e governador do Estado da Califórnia desde 2003, assim quiser proceder, ficando em paz com a sua musculosa consciência.

O musculoso Mister Arnold, imagem de várias películas de conteúdo “altamente pedagógico” como a série dos “Exterminadores”, poderá mostrar ao mundo que o seu cérebro não serve só para comandar um amontoado de bíceps. Que ainda lhe sobra um bocadinho para fazer uso de uma coisa chamada de racionalismo e humanismo, que não se compadece como o extermínio em massa de Seres Humanos, como as suas “fitas didácticas” ilustram de uma forma tão exemplar.

Na passada segunda-feira, dia 5, coloquei aqui um texto que desejava muito não ter necessidade de o escrever:
Corredores da Morte. Os apelos de clemência para o cidadão assassinado por injecção letal caíram no saco roto da crueldade dos auto-intitulados senhores do Mundo.

Esperemos que o senhor governador da Califórnia não aja como as personagens que interpretou no celulóide. Não se tornando responsável por mais um extermínio de um Ser Humano.

Stanley Williams está há 24 anos no tristemente célebre “Corredor da Morte. É este o Ser Humano planeado para mais um assassinato com cobertura legal no país que se reclama de arauto das mais amplas Liberdades e do Humanismo Cristão.

Basta!



Algumas horas após ter colocado este texto on-line, o Eduardo do Bloguices deu-me conhecimento de uma crónica sobre este triste assunto na TSF. Clicar aqui para ouvir

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


sexta-feira, dezembro 09, 2005

Já sou "tri" Avô

Igor Santiago
Igor Santiago

Pois é, minhas queridas Amigas e meus queridos Amigos, já sou “tri” Avô.

Esta quinta-feira, dia 8 de Dezembro, do Ano da Graça de 2005, pelas 12h19, o Igor Santiago veio conhecer o mundo externo.

Filho da minha Filha espiritual Elsa e do Carlos Pereira, veio juntar-se aos seus Primos, os meus outros dois netos, André Alexandre (10) e Daniel Alexandre (6), Filhos da minha outra Filha Sandra Paula.

À falta das imagens pós nascimento, que partilharei convosco posteriormente, encimo este texto com uma ainda no ventre materno, com 26 semanas e que
já havia colocado neste Blog em 20 de Setembro último.

No passado dia 26 de Julho dei-vos a novidade de ir ser Avô pela terceira vez. Hoje, pleno de uma enorme felicidade, anúncio o seu nascimento.

Nem tudo foi mau em 2005.

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


segunda-feira, dezembro 05, 2005

Corredores da Morte


Kenneth Boyd

Este é o rosto do milésimo condenado à morte, desde 1976, executado na passada madrugada de sexta-feira, dia 2, no estado da Carolina do Norte, USA. Naquele ano foi reintroduzida a pena de morte nos Estados Unidos, país que se arvora em defensor das mais amplas liberdades e dos direitos humanos.

É certo que não são só os USA que usam e abusam da mais cruel violação dos Direitos Humanos, ainda que a maioria dos executados sejam criminosos confessos, punem-se os seus crimes com outros crimes de cariz legal, assassinando os criminosos.

E quantas pessoas, principalmente nos USA, foram executadas/assassinadas, estando inocentes? Sendo muitos destes assassínios de pendor legalista hipocritamente lamentados ulteriormente pelos carrascos mandantes.

E as execuções/assassinatos por razões politicas ou religiosas?

Cometem-se este tipo de crimes nos cinco continentes, muitas vezes fazendo deles um reles espectáculo mediático.

Cadeira eléctrica; câmara de gás; forca; injecção letal; fuzilamento; guilhotina; garrote; lapidação; etc., etc., etc. Talvez com excepção da guilhotina e do garrote, usados em França e na nossa vizinha Espanha até há poucos anos, todos os outros instrumentos de morte ainda funcionam por todo o Mundo. Até quando?

Recordo-me, de aqui há uns anos, ter visto na televisão, imagens, de um ocidental condenado à morte por enforcamento num país asiático, por tráfico de droga, caminhando para o edifício onde se procedeu à sua execução. Antes de transpor o portão, esse jovem, lançou um derradeiro olhar para o céu. Atrás, seguia um esquife tosco de madeira. Degradante!

Ao punirem crimes de sangue e não só, com a morte, os Estados e as suas Instituições cometem vis atentados à dignidade humana. São de igual modo assassinatos com cobertura legal.

Dizem, por exemplo, que a maioria da população dos Estados Unidos é a favor da pena de morte. Hitler também arrastou multidões que aplaudiam a barbárie. Faço-me entender?

É evidente que todos os criminosos devem ser castigados exemplarmente. Mas não através de outro crime em nome de uma qualquer Lei, como é o caso de uma sentença de morte. Conforme a sua gravidade, a pena a aplicar a um criminoso em termos de privação da liberdade deve ter em linha de conta o delito cometido. Obrigando-o, durante o cumprimento da pena, a trabalhar para a Sociedade. Isto a par de uma permanente vigilância dos seus comportamentos e acompanhamento em termos de uma futura reinserção social. Uma prisão não deve ser um campo de concentração, assim como não deve ser encarada pela sua população como um campo de férias fechado. Ao dizer isto estou a pensar concretamente em pessoas implicadas em crimes de sangue, tráfico de droga, estupro, pedofilia, enfim, crimes de maior gravidade.

É compreensível que no desespero, perante uma situação em que matam ou violam um ente querido, muitas pessoas fiquem totalmente descontroladas e por vezes façam justiça pelas próprias mãos. Olho por olho, dente por dente. Será um crime com a atenuante da dor sofrida. Mas, se essas pessoas, passados os anos de reclusão do criminoso fazem esse tipo de justiça, estamos perante um crime premeditado.

Kenneth Boyd foi condenado em 1994 pelo assassínio, seis anos antes, da sua mulher e do seu sogro. Esteve onze anos no chamado corredor da morte à espera de algum Juiz de qualquer outra instância que lhe comutasse a pena, presumivelmente para prisão perpétua. O último recurso foi para o governador do estado. Em vão. De nada valeram os inúmeros pedidos de clemência de organizações de defesa dos Direitos Humanos e outras. Certamente isso significaria perca de votos para o governador da Carolina do Norte. Assim, no conforto do seu gabinete recusou a clemência e confirmou o assassinato de um criminoso.

Kenneth esteve 11 anos à espera da morte, mas como sabem, tem havido casos de esperas muito superiores, como o foi o caso do tristemente célebre Caril Chessman.

Isto não é Justiça, é terrorismo de estado puro. Os dirigentes norte-americanos, através do tempo, têm as mãos manchadas de sangue, pela barbárie que cometeram e cometem, directamente, ou incentivada contra outros povos. Fazem-no de igual modo internamente, aprovando e aplicando Leis como a Pena de Morte. Isto em termos legais. Porque, como também sabemos, nos USA são pratica corrente o assassinato selectivo, como é o caso de pessoas incómodas para o sistema, eliminadas a mando dos altos dignitários da nação.

É evidente, como referido atrás, que estas situações não se verificam só nos Estados Unidos. Infelizmente elas estão disseminadas por todos os continentes. Mas os USA que hipocritamente se arrogam como lídimos defensores dos valores Cristãos e da Democracia, têm, quanto a mim, a maior quota de responsabilidade nas atrocidades cometidas em todo o planeta, não só esmagando a independência e a dignidade de outros Povos, como também, fomentando e apoiando, a ascensão e a manutenção de sanguinários ditadores, enquanto fiéis servidores do seu terrorismo capitalista.

Em nome da dignidade Humana todos devemos lutar pela Vida. Denunciando e combatendo todos os tartufos da Humanidade.

Não à Pena de Morte!

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • FERNANDO ...Uma homenagem No dia 24 de Junho, um ...
  • ... (continua) Colocado por Fernando B. 21.05.200...
  • Os três Pastorinhos (II)
  • Os três Pastorinhos (I)
  • Um ano e dez meses na Blogosfera
  • Eles lá sabem porquê…
  • Até sempre, Companheiro Vasco
  • VIVA O PRIMEIRO DE MAIO!
  • Olhar da Imprensa - 25 de Abril de 1974
  • E Depois do Adeus
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating