Loreena McKennitt - Dante's Prayer

domingo, novembro 06, 2005

Multi-usos


Multi-usos está cansado. Não é bem um cansaço físico, mas uma daquelas sensações que lhe percorrem todos os neurónios, aquele conjunto de células e fibras nervosas que inervam as nossas vísceras abdominais e são o sustentáculo do nosso Sistema Nervoso.

Os neurónios destinados a cuidar dos órgãos sensoriais cutâneos e dos músculos esqueléticos reúnem-se na linha dorsal, entre a pele e o esqueleto, protegidos pela coluna vertebral, formando aí, um longo cordão, a medula espinal, cuja extremidade anterior se dilatou, originando o cérebro. Este e a medula espinal são denominados, em oposição ao simpático, de Sistema Nervoso Central (SNC).

O conjunto das funções do nosso organismo é controlado pelo sistema nervoso. Os órgãos de percepção (visão, audição, olfacto, etc.) permitem-nos adaptarmo-nos ao mundo exterior. O SNC situado no cérebro e na medula espinal, utiliza uma ampla rede de nervos periféricos. Os nervos sensitivos informam o SNC devido aos receptores sensoriais. Uma vez determinada a conduta a seguir, os nervos motores accionam os órgãos e os músculos. O sistema nervoso é composto pelas tais células denominadas neurónios.

Segundo a Ciência, o nosso cérebro possui cerca de 100 biliões de neurónios quando nascemos. O ser humano perde cerca de 50 000 neurónios por dia, que não são substituídos, a partir dos 20 anos de idade.

Pois é meus Amigos, se a Ciência está certa, a partir dos 20 anos de idade, iniciamos uma natural contagem decrescente que culmina com o nosso desaparecimento físico. Sobre o Espírito… bem, isso é outra conversa que nem os mais iluminados conseguiram ainda dar resposta.

Voltando ao Multi-usos: Este espécimen está no seu ponto de saturação, ainda que com muitos neurónios no seu “reservatório”. É certo que Multi-usos já teve crises similares ao longo dos anos, antes e após os seus neurónios, com a manutenção dos iniciais e o esvaziamento dos cinquenta mil diários.

Multi-usos já tinha idade para ter juízo, ou seja, de se limitar a fazer umas frequentes sessões psicanalíticas internas (leia-se com os seus neurónios) e deixar de preocupar-se com a neurologia alheia.

Mas o seu espírito de bombeiro voluntário ou de auto-didacta, psicanalista ao domicílio ou virtual, “está-lhe” na massa do sangue. Que é como quem diz, um desempenho inato bastante burilado pelo Seu adquirido.

A ele recorrem carpidores ou carpideiras com maior ou menor grau de prostração maníaco-depressiva.

Multi-usos continua colocando toda sua capacidade de bom auditor, consumindo assim extemporaneamente valores que ultrapassam os cinquenta mil diários, do Orçamento Geral Neurónico do seu Sistema Nervoso Central.

Os Pacientes exprimem a sua gratidão, tecendo-lhe loas e depois esquecem-no. Nada que ele não esperasse. Mas, com mil milhões ou um bilião de macacos, minha gente, o gajo não é de Aço e como tal, quando alguma ferrugem faz a natural intrusão entre os seus neurónios, necessitava de alguma ajuda para a remover.

Multi-usos olha em redor e para o monitor.

Nada!

Usado e descartado.


Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Então Fernando depois de revelares uma eficácia na resposta à solicitações
que te são dirigidas, estás a deixar-te ir abaixo, isso não pode ser. Vamos lá a animar que amanhã é outro dia.
Com um abraço do Raul
 
Fernando (Multi-usos ??) precisas de ajuda para retirar a ferrugem dos neurónios? Ando por aqui há pouco tempo, conheci-te e mal falei contigo, às vezes encontro-te no msn, por vezes trocámos ideias, e já li os teus maravilhosos contos. Hoje estás de mal com a vida e achas que não te retribuimos como mereces. Meu amigo (se não é abuso chamar-te assim !) amanhã é outro dia. Os teus amigos hão-de estar sempre presentes, apesar de nem sempre parecerem estar ao teu lado. Se esperares um pouco vais ver que nem um vai faltar a esta chamada.
Beijos grandes para ti e uma boa semana. (Desta vez ouvi logo a música! Óptima escolha)
 
ola fernando, isto que tu escreveste é realmente brutal! Se for de todo verdade, o que não creio... porque nunca se esquece o bem que nos fazem, não se pode é ficar a espera! Demora sempre algum tempo até se ter a noção de quanto recebemos em troca! às vezes, nem nos apercebemos que ja retribuiram, prque não foi da forma esperada, mas de outras formas que por vezes nos é alheia.
penso que este é o primeiro coment meu que viste, mas ja teclamos juntos... e se teus neuronios não te falharem, até sabes do que padeço. Logo sabes que até me encontrar, vai ser dificil ter cabeça para interiorizar belos textos e contos como os há no teu blog! quando te voltar a ver on-line, conto-te o porque!!!! Abraço
 
Fernando, o que se vê é que tens um mundo de gente a preocupar-se contigo! És um sortudo! Mesmo assim, precisas de miminhos, não é?
Pois aqui vai mais um.
 
...o mesmo se passa comigo...e eu sou mais jovem...enfim e só perdi a uns 450.000 neurónios...olha força...e um abraço...
 
Meu amigo, que história é essa de Multi-usos usado e descartado??? desta vez não posso acreditar em ti. O texto está excelente, forte e profundo, mas diz-me só que é apenas mais um dos sempre excelentes texto que escreveste. Eu sei que às vezes nos dámos de almo e coração e depois qd mais precisamos nunca estão disponiveis, mas tu tens um mar de gente que te adora e que se preocupa contigo, a começar pela tua familia. Há dias assim em que só vezes o lado negro do caminho, garanto-te que amanhã vais pensar de outra maneira.
Deixo-te aqui um abraço muito apertado. Gosto muito de ti Merlim ;)
 
Meu amigo nem imaginas as recordações que esta canção me trouxe ! Há quanto tempo a não ouvia ... e que saudades... Em tempos ouvia este disco até à exaustão, sobretudo esta faixa. Esta melodia faz parte de um período da minha vida muito especial que agora me fizeste reviver. Obrigada.
Quanto às tuas palavras acho que deves afastar essas sombras que deixas antever. És um homem muito amado por todos os teus amigos. Muito possivelmente serei das tuas amizades mais recentes e, acredita, admiro-te imenso. A tua generosidade, a tua disponibilidade, a tua solidariedade e verticalidade! És uma referência. um exemplo a seguir. Desculpa se nem sempre o sabemos expressar.
Obrigada por seres meu amigo.
 
Volto aqui para dizer-te que conto contigo ! Lançaste-me o repto do meu próprio blog, lembras-te ? Pois continuo à espera.
Beijinhos
 
Amigo querido!

Até que enfim, depois de quase 2 semanas consigo entrar nos comentários de tua página para poder ao menos, deixar-te sorrisos e beijos...

A única explicaçao é que seja problema do meu navegador... tive uns contratempos com o computador há uns 15 dias e desde entao, ao reinstalar o Windows algumas coisas nao estao a funcionar como antes... mas com paciência vai!

Muitos beijos e sorrisos para ti, querido amigo! Que tua semana seja simplesmente PERFEITA! :)
 
De que "Multi-usos" falas? Acaso é de ti? Quero crer que nao!!! "Usado e descartado"? Estes nao sao termos que eu pensava escutar (ler) de ti, querido amigo... Nao concordo contigo desta vez... Nao concordo e tenho dito!!! Como todo SER HUMANO BOM, és único, insubstituível no coraçao dos que te amam, dos que te admiram... Nao sofras pelos que te "abandonam", lembra-te apenas, meu amigo, que é preciso exigir de cada um somente o que cada um pode dar... mais que isso seria transmitir a outrem as nossas expectativas e esperar deles o que nós mesmos esperaríamos... Se pensas assim, se esperas dos demais somente o que eles podem dar-te, já nao sofrerás, pois saberás que o que recebes, é, sem dúvida, o máximo que o outro pode dar de si, para ti, para os outros, e isso faz dele um Ser Humano bom também por dar de si tudo o que tem!!! Como tu mesmo, "bombeiro voluntário" dás de ti o que há de melhor em teu Ser...
Um beijo carinhoso para ti, querido amigo! Espero nos seguintes dias poder ler de ti palavras mais otimistas!!!
 
Fernando, há momentos assim como esse. Faz parte dos altos e baixos da vida. Momentos em que nos julgamos sós, e quase que abandonados. De desalento. Claro que estas são palavras que estás farto de conhecer. Mas não podia deixar de vir aqui dar-te o meu abraço e dizer-te que pelo que vi..pelo que noto...pelo que me parece, enfim, há muita gente que te admira, te estima e gosta realmente de ti.
Os percalços, deixa para lá. Afasta o desagradável..o que te incomoda ou incomodou, afasta as ingratidões, tudo isso. Pensa na parte "boa" que tens, nas pessoas que te acompanham. Elas ás vezes (como alguém já disse) nem sempre mostram a sua amizade, ou nem sempre parecem disponíveis. Temos que contar com essa parte, com essas fraquezas do ser humano.
Mas não acredito que estejas só, porque isso NÃO PODE SER.
Um beijo
fernanda g.
 
Olá Fernado, vim espreitar (ando numa fase meio afastada...) pq o último mail (dos vegetais) me soou diferente... Então? Não acredito!
Eu sei, sei que por vezes(demasiadas) sucede... é como nos sentimos. E depois fechamos a loja e cansamo-nos.
Mas contigo não pode ser... como vês muita gente gosta de ti e por outro lado não podes deixar de ser quem és!

Um beijão e cuida de ti!
 
Não te tenho visto no MSN e não tenho o teu número de telelé.
Assim não vale!!!!
Como queres que te dê miminhos se nem sei como chegar aí?

Mando por aqui?

Beijos muito fraternos e deixa lá que com mais ou menos neurónios, continuas a ser um grande, grande amigo e um grande mestre da arte de bem resistir às cornadas da vida!

Noel
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • AUTISMO - o Inato e o Adquirido
  • Do Alto da Minha Janela
  • Montanha Russa
  • Personalidade e Motivação
  • Blognócio do Outono 2005 – III
  • Blognócio do Outono 2005 - II
  • Blognócio do Outono 2005 - I
  • Um ano e três meses na Blogosfera
  • Pavlov e os Reflexos Condicionados
  • Blognócio do Outono - Sábado, 15 de Outubro
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating