Loreena McKennitt - Dante's Prayer

terça-feira, agosto 02, 2005

Eu e a Blogosfera


Há um ano, mais precisamente em 13 de Julho de 2004, coloquei o meu primeiro texto (não gosto de utilizar o termo post) no meu recém-criado Blog, o Fraternidade
.

Decidi iniciar a minha incursão pela Blogosfera com um texto intitulado Valsa nas Brumas . Quatro páginas em A4, completas onde relato os dias dramáticos vividos há 10 anos atrás, quando em 2 de Julho de 1995 fui acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Passados dois ou três anos cruzei-me com o José Cardoso Pires, em Lisboa, no ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada (*), que tinha igualmente sofrido um AVC e onde o saudoso escritor foi fazer uma conferência sobre a sua Valsa Lenta, obra onde descreve a sua dramática experiência. No ano seguinte faleceu.

Não iniciei de ânimo leve a minha incursão na Blogosfera, pois já estava habituado a escrever textos em prosa e poesia, no meu site, “mais ou menos comercial”, todo planeado e executado por mim e onde, a par da divulgação de peças coleccionáveis, importadas do Reino Unido para distribuição em Portugal, inseria textos sobre figuras da mitologia celta, tais como: O Rei Artur, a Rainha Guinevere, Sir Lancelot, Merlin, Morgana, etc., etc., além de alguns poemas de minha autoria, links para ficheiros de música e assim por diante. Além da minha colaboração pontual no jornal Noticias da Amadora desde antes do 25 de Abril.

Planeei o meu Blog como um espaço de diálogo e de partilha. Não o querendo essencialmente político, mas sempre recusando uma postura apolítica. Os dramas do quotidiano, tendo a preocupação de não os empolar e transforma-los, como já diziam os nossos ancestrais, em romances de “faca e alguidar”. Revelações de experiências pessoais, fruto da vivência de seis décadas. Enfim, sempre fui um observador atento e interventivo de tudo quanto me rodeia e como tal, sempre que considero que o devo fazer, intervenho, através da escrita (e não só), em tudo o que nos afecta, tanto a nível nacional como internacional.

Também não foi por acaso que baptizei de Fraternidade o nome do meu Blog. A trilogia Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sempre foram valores muito queridos para mim. Valores esses que sempre considerei pertença de todo o Ser Humano. Repudiando a sua assumpção por grupos compostos por “elites Iluminadas”.

Apesar de só estar há doze meses na Blogosfera, este período de tempo deu-me para apreender um pouco do que se passa neste meio de comunicação on-line. Há de tudo “como na Farmácia”:

- Pessoas que se limitam (o que aliás considero positivo) a transcreverem Poemas e excertos em prosa, de conhecidos Poetas e Escritores. A algumas destas pessoas, tenho-as incentivado a tentarem produzir os seus próprios poemas ou textos em prosa.

- Há quem se limite a inserir aquelas imagens, por vezes de gosto duvidoso, que diariamente atulham as nossas caixas de correio electrónico.

- Outros ou outras, enveredam pelo erotismo, o que não é grave, antes pelo contrário, pois cada um pode exprimir pela Arte das Palavras, as suas emoções, sem descambar na ordinarice gratuita.

- Existe um número significativo de pessoas que utilizam a Blogosfera como um escape para a solidão das suas angústias e os seus desencantos, o que muitas vezes, ao invés suscitar da parte de quem lê sentimentos solidários, é motivo de chacota ou de comentários soezes e, o que é mais grave, na maioria dos casos, cobardemente anónimos.

- Também podemos encontrar uma grande profusão de blogues de opinião. Esquerda, Centro, Direita ou “assim, assim”. Bem como um certo número de paginas de inspiração nazi-fascista.

- Aqueles a quem eu classifico de deserdados ou órfãos políticos (não são tão poucos como isso) debitam, a maior parte deles diariamente, textos em profusão de palavras envenenadas pelo fel ressabiado, muitas vezes ditado por sentimentos de culpa ou pura e simplesmente, resultado do seu mau carácter ou desonestidade intelectual.

Poetas, escritores anónimos ou desconhecidos, temas como arte, cinema, teatro, etc., etc. já fazem parte da temática de muitos Blogues.

A Blogosfera é um meio muito importante de comunicar. Debatermos ideias com frontalidade, fazendo pleno uso da Liberdade que muitos de nós ajudámos a reconquistar e de que muitos ainda mantêm acesa a chama da sua preservação, é obrigação de todas as pessoas honestas.

Utilizar-se a Blogosfera para atitudes de libertinagem, ataques pessoais, directos, ou, o que é ainda mais grave, sub-repticiamente, com atoardas decrépitas ou reveladoras de uma senilidade precoce, são, não só reprováveis, como altamente condenáveis.

Tentemos utilizar este meio que temos à nossa disposição, com toda a nossa honestidade, diálogo, sem unanimismos, confronto directo de ideias, próprio de espíritos fraternos.

Para terminar, caros leitores, uma pergunta e uma sugestão: Já construiu o seu Blog? Se não o fez, pense em faze-lo. Eu ajudarei no que puder.

In Voz das Beiras.



(*) Nota: No texto original enviado para o jornal Voz das Beiras, em vez de ter escrito: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, escrevi: Instituto Português de Psicologia Aplicada.

Por este lamentável lapso apresento as minhas desculpas aos leitores do Jornal e ao seu Director e meu Prezado Amigo, José Pinto Correia.


Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Fernando,
MUITOS PARABÉNS!!!!
Por este ano de blogosfera.
Espero que seja o primeiro de muitos.
Sem duvida alguma que este espaço está repleto de conteudo e de uma personalidade própria.
Revela que o seu autor é como dizes uma pessoa de opinião,com personalidade forte e com ideais.
Parece-me que na vida o importante não é partilhar os mesmos ideais e opiniões,mas sim sabermos respeitar a essência de cada um e sabermos reconhecer que têm ideais e que são válidos.
Descobri este espaço à relativamente pouco tempo,mas logo me cativou e desde aí tenho vindo sempre a seguir de perto o que aqui publicas,porque reconheço em todos os teus textos muito conteudo e com eles tenho me enriquecido cada dia um pouco mais.
Continua assim,porque são pessoas como tu que fazem com que valha a pena andar neste mundo blogosférico.
Abraço forte e fraterno.
 
Parabéns! Gostei de ler as suas palavras. Continue, por favor. É um prazer lê-lo. Eu sou principiante pois só comecei em Junho. Ajudas, preciso de muitas, por dois motivos: aprender a publicar certas coisas e, essencialmente, melhorar naquilo que faço.
Voltarei. Cumprimentos.

Leonor
 
uma análise muito lúcida e pedagógica. Como nos habituaste.
//(~_~)\\ um beijo da Titas
 
§(~_~)§ mais um da Afrodite
 
parabén pelo aniversário. A fraternidade não se agradece...Bjs e ;)
 
Parabéns querido amigo, faz tempo que não falamos. Um beijo
 
Eu já tenho o meu blog, sim. Subscrevo o texto que li com muita atenção e agrado. No mundo da blogosfera há de tudo....como na farmácia :):)
 
MUITOS PARABÉNS!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Burbujas de Amor
  • As Fotos de Ognid
  • Vou ser "tri" Avô
  • Nova Imagem
  • Os Girassóis e a Grande Reportagem
  • A Ética e a Blogosfera
  • Obrigado Amigas/os !
  • Jantar em Fraternidade
  • Um ano na Blogosfera
  • Contagem Decrescente
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating