Loreena McKennitt - Dante's Prayer

terça-feira, agosto 30, 2005

Amizade e Camaradagem

Sempre considerei a Amizade e a Camaradagem, o bem mais precioso que o Ser Humano pode e deve cultivar.

Amizade e Camaradagem, sem quaisquer contrapartidas que não sejam as de sentir reciprocidade a quem nos devotamos de Corpo e Alma.

Dizem que o tempo nos ensina a criar anti-corpos contra quem não é merecedor da nossa entrega ou devoção. Mas, no que me diz respeito, penso que só em parte esta concepção funcionará. E é assim que nesta fase da Vida, ainda há coisas, não digo que me surpreendam, mas que provocam em mim um certo desencanto e até amargura.

É certo que a perfeição não existe, mas há atitudes, pensadas ou impensadas, que ultrapassam o limite da razoabilidade ou do bom senso.

Há quem se aproveite da nossa generosidade e lealdade, para no momento oportuno nos cravarem a tal punhalada traiçoeira ou nos façam digerir a sua cicuta disfarçada de precioso néctar.

Antes da Revolução de Abril dizia-se que os Amigos se revelavam quando alguém fosse preso ou hospitalizado. Essas duas situações aconteceram-me. A primeira, no tempo da ditadura. A segunda, por quatro vezes, desde 1995.

Dos Amigos que tinha em 1963, só um, que faço questão em referir o nome, Manuel Araújo, tentou visitar-me, apesar de não comungar da minha ideologia e de saber que tal atitude poderia acarretar-lhe muitos dissabores. Os restantes afastaram-se para sempre.

Quanto às minhas estadias hospitalares, para além da minha Família mais próxima, só a minha querida Filha espiritual, Elsa e, o estimado Carlos, seu marido, estiveram sempre presentes. Dos outros, “Amigos” ou Companheiros, nem um telefonema.

Desculpem-me estes desabafos. Vocês sempre me conheceram como um Ser combativo e fraterno. Nunca cruzei os braços e nunca o farei enquanto tiver uma réstia de lucidez. Mas sou um Ser Humano como qualquer um de vós. Não obstante a minha recusa de me limitar a passar só pela Vida, há momentos em que sinto necessidade do calor humano, que muitos de vocês me têm devotado.

Mas muitos outros, que tinham obrigação moral de o fazer, ficam quedos e mudos.

Uns certos “compagnons de route”...


Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Porque e uma pessoa especial para a minha Mae, a raposinhadalinha, aqui estou visitando o seu blog... so uma pessoa com Espirito forte e lutador escreveria o que aqui encontrei, a dimensao do seu Ser ultrapassa as suas palavras profundas. Acredito que os fardos que carregamos pela vida fora dao-nos forca para carregar fardos ainda maiores e que para se viver as coisas intensamente as vezes e preciso saber sobreviver.... Parabens pela sua Forca, pelo seu Espirito lutador,pela sua Humanidade..... quem dera haver mais pessoas assim pois o mundo seria um sitio muito melhor!
Um beijo,
Rita
 
mesmo, mesmo de saída um minutinho, para dizer que também acho a amizade o maior bem que se pode ter. como tu entristeço-me sempre que tenho uma desilusão, o que felizmente não acontece muitas vezes.
um abraço da amiga
graziela
 
Fernando,
Ao longo dos meus 37 anos aprendi a tirar sempre algo positivo das situações menos boas da vida e até das situações muito más, como foi por exemplo a morte dos meus pais, apenas com uma diferença de 6 meses...
Já interiorizei que, se a vida fosse feita apenas de coisas boas, nunca chegariamos a conhecer verdadeiramente as pessoas e andariamos sempre iludidos acerca delas ! A lição que fica (claro que dói muito !) é que só faz falta quem está, porque os pseudoamigos não nos fazem falta alguma ! E mais, os amigos não têm de ser em quantidade, aliás como tudo na vida, mas em qualidade.

Ainda bem que a vida é feita de coisas boas e coisas más !

Beijinhos especiais nossos
Elsa, Igor e Carlos
 
Só poderemos saber quantos são quando necessitamos deles.
 
Keridos Amigos

As férias terminaram...
...assim como um muro de areia
se desfaz... frente a uma onda... mais ousada.

o tempo passou
sem horários...
livre...
repousante...
um pouco dorido...
e
guloso.

não foram as melhores férias
...pois a saúde falhou um pouco
e
não ajudou
como deveria,
porém foi tão bom
estar junto dos meus deuses
que até o tratamento me pareceu mais leve.

devo dizer-vos
que senti saudades
das palavras
dos desenhos
das músicas
das imagens
a que todos vocês me habituaram
(principalmente
quando era castigada
pela imobilidade da medicação)
...mas...
para o ano
levarei comigo um portátil
que irei ganhar no euro-milhões...
... por esse motivo vou desde já começar
a lançar a sorte
e escolher os números.

Keridos
tudo isto para vos dizer
que não vos esqueci
e
para avisar
que a partir de hoje
vou perder
muitas horas gulosas...
a “fazer visitas”.

Beijux létinha.

Ps. desculpem ter usado a mesma
mensagem para todos...
mas não foi possível “personalizar”
.....................................
obrigada pelo “perdão”
.....................................
sois uns amores.
 
Estou feliz por descobri-lo; pode me considerar leitor cativo.
 
Amigo Fernando,
Grata por tua mensagem tao carinhosa! Amanha, em qualquer momento estarei vendo a tua indicaçao de "Valsa nas Brumas" e já te comentarei algo!
Por agora digo-te que eu ando meio a passo de tartaruga Tentando, ao máximo manter o ritmo do meu blog... devagar e sempre... Mas como dizem que devagar se vai ao longe (oxalá seja verdade!) vou seguindo adiante!
Hoje deixo-te beijos, sorrisos e flores, em sinal de respeito e amizade!
 
os meus "amigos", alguns, também me abandonaram quando eu mais precisava.
cortei com esses, completamete...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Pantanero
  • Estado da Justiça – Os Dados do Juiz
  • Os Esquilos de Yardley
  • Um Ano e um Mês na Blogosfera
  • Mensagem para Viviene
  • Lendas Arturianas
  • As Rosas de Hiroxima e Nagasaki
  • Eu e a Blogosfera
  • Burbujas de Amor
  • As Fotos de Ognid
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating