Loreena McKennitt - Dante's Prayer

segunda-feira, julho 18, 2005

A Ética e a Blogosfera

A minha intervenção no Jantar do 1º aniversario deste Blog:

Minhas Queridas Amigas, meus Queridos Amigos

Hoje, é um daqueles dias em que sinto, apesar de todas as circunstâncias que afectam o nosso quotidiano, ter merecido a pena de não me limitar a passar pela Vida.

Ao sentir-me rodeado de todos vocês, escribas ou leitores interventivos da Blogosfera, com todos os laços de Amizade e Fraternidade, que se foram estreitando ao longo destes doze meses de existência do meu Blog, continuo a pensar que vale a pena prosseguir a nossa Luta no sentido de cada um, dar a sua quota-parte para a construção de uma sociedade mais justa, onde todos tenham as mesmas oportunidades e o direito de poderem exercer, com toda a nossa querida Liberdade, as suas capacidades, ao serviço de toda a comunidade, contribuindo assim para a dignificação do Ser Humano.

O fenómeno do surgimento e posterior proliferação de Blogues teve como consequência o despertar de muitas mentes adormecidas, a revelação de muita gente talentosa e, o mais importante, na minha modesta opinião, a motivação para uma intervenção activa nos problemas que nos envolvem. De repente, aquilo que só encontrávamos nos meios de comunicação social, começou a estar inserto nos monitores das nossas casas, fruto do empenho e da revelação de muita gente nas mais diversas áreas: Política, Crónicas do nosso quotidiano, o despontar de novos e talentosos novelistas, de grandes Poetas, a partilha de emoções e estados de Alma, etc., etc.

É evidente que nem todos os utilizadores da Blogosfera, têm este espírito de partilha e Fraternidade. Infelizmente, prolifera por aí muita gentalha sem escrúpulos que, aproveitando-se da oportunidade da construção de uma página pessoal, têm o ensejo de revelar toda a sua ignomínia, boçalidade, libertinagem e de vomitar o ódio e o fel que os caracterizam. Pelo que tenho constatado e decerto que vocês também, este tipo de gentinha, abrange todas as faixas etárias.

Muita desta gente, aproveita-se das fragilidades emocionais e estados de Alma, revelados por algumas pessoas através da sua escrita. E a coberto do anonimato cobarde, vomitam comentários soezes, agravando assim os estados depressivos de quem precisa de uma mão Amiga que pouse no seu ombro e lhes diga: “Estou aqui para te ajudar” !

Queiram desculpar-me a frontalidade, mas como vocês sabem, eu sou uma pessoa muito fraterna e amistosa, mas, de igual modo, não contemplativo com os tartufos que pululam por aí. Este meu desabafo ou grito de revolta, não resulta de qualquer facto passado comigo, mas de alguns casos de que eu tenho tido conhecimento, e que me indignaram.

De igual modo, anda por aí uma certa “fauna” de escribas, na generalidade muito bem instalados na Vida, a maior parte deles, gozando de douradas reformas, que, talvez devido ao seu adiantado estado de senilidade ou à sua diarreia intelectual, se entretêm, com provocações torpes, a maioria das vezes, indirectamente, através do seu arrazoado diário de textos em profusão, reveladores do seu fel, talvez provocado pelos seus sentimentos de culpa.

Sempre defendi a Liberdade e sempre tenho apelado à unidade no essencial, colocando de parte o acessório que eventualmente nos possa dividir, apelando a todas as “pessoas de bem” para que unam as mãos na defesa da dignidade humana. Isto será possível, independentemente dos valores ideológicos de cada um.

Não avalio as pessoas pelas concepções que dizem defender, mas pela sua praxis no quotidiano.

Algumas Amigas e alguns Amigos, por vezes manifestam-me o seu desencanto por situações como aquelas que referi. Alguns desistem dos seus blogues ou colocam-nos em “banho-maria”, outros optam por encerrar os seus sistemas de comentários. A todos tenho dito que qualquer destas opções não é solução. Pelo contrário, tenho-os incentivado a irem em frente, ignorando as provocações e a prosseguirem na sua Caminhada.

Na Blogosfera, como em tudo na Vida, todos temos o dever de pautar o nosso comportamento pela Ética, respeitando os outros para que estes nos respeitem. Combatermos pela Liberdade e repudiar a libertinagem. É evidente que esta mensagem só encontrará eco nas gentes bem formadas, as designadas “pessoas de bem”.

Portanto, queridas Amigas e queridos Amigos, nunca desistam. Continuem a partilhar os vossos Poemas, as vossas crónicas; as vossas opiniões; as vossas emoções; os vossos encantos e desencantos. Enfim, prossigam o vosso Caminho de cabeça bem erguida, porque ao caminharmos assim, certamente que juntaremos a nós outras Amigas e outros Amigos, que de livre e espontânea vontade, seguir-nos-ão, rumo a uma sociedade mais justa e mais Fraterna.

Quase a terminar, permitam-me que vos leia um comentário acerca do meu texto “Um Ano na Blogosfera”, escrito pela Elsa, a mulher do Carlos Pereira, autor daquele trabalho sobre os Joy Division, referenciado no Fraternidade:

“Olá Fernando,

Parabéns pelo 1º. Aniversário do Vosso BLOG.

Que as tuas palavras, juntamente com as dos teus companheiros, sirvam para o bom entendimento entre todos, uma busca incessante do saber – esse que não ocupa lugar - uma troca de experiências, um crescente enriquecimento dos nossos ideais.

Parabéns mais uma vez, um Bom Jantar no Sábado e os votos sinceros de muito sucesso para o Vosso BLOG.

A tua filha espiritual”

Finalizando: Sinto-me muito honrado em vos ter como Amigas e como Amigos. Muito obrigado pelas vossas simpáticas mensagens de apoio e incentivo nos comentários insertos no “post” de aniversário. Muito obrigado por alguns me terem dedicado nos seus blogues, textos maravilhosos que muito me sensibilizaram.

Sinto-me possuidor de uma riqueza muito especial: a Vossa Amizade.

Bem Hajam!



A reportagem sobre o jantar está a ser preparada pelo nosso Amigo José Gomes.

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Fernado, este texto diz-me muito, não só porque já me sucedeu algo assim, como porque detesto ver suceder.
A coberto dos "anonimatos" reais ou irreais, as pessoas pensam que podem de súbito expandir as suas raivas... que cairão sobre os outros.

Claro que todos somos humanos e parece tão simples ter subitamente à mão um meio de atacar alguém... ou por vezes o dia correu mal e sai algo que não devia...

Por isso a noção de ética se impõe.

Um beijinho grande :)
 
Fernando,o texto elogia quem deve elogiar e ataca quem o merece. A ética impõe-se em qualquer profissão, meio ou divertimento e tem que haver regras que terão se ser cumpridas.A ética é ser-mos correctos e respeitar os outros.Os blogs também precisam ter regras e não digam que é censura quando se escreve ou diz sem respeitar os outros.A liberdade também está no que dizemos e tem os seus limites.Que o texto sirva de lição para alguma gente.Um grande abraço do Agostinho do Arte por um Canudo2
 
olá :) estive sem ligação à internet por muito tempo. Hoje fico normalizado e venho dar-te os parabéns, a ti e oa blog. Já li, por outras casa tmb, deamigas presentes, k o jantar foi um convívio muito agradável. Parabéns e vamos toods juntos seguir em frente. Bjs e ;)
 
Olá Fernando. Não sei se te lembras de mim. Quanto ao jantar, não deu para ir, mas já me soou que foi bem interessante. Deixa-me só dizer uma coisa. Se na vida fossem todos "bonzinhos" era uma grande chatice e um marasmo evolutivo, quer a nível das relações inter-pessoais, quer a nível da sociedade. Por isso... beijos e abraços.
 
Olá, já coloquei as fotos do jantar na Manjedoura.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Obrigado Amigas/os !
  • Jantar em Fraternidade
  • Um ano na Blogosfera
  • Contagem Decrescente
  • Sementes de Violência
  • Caminhos para o Jantar
  • Jantar de Aniversário do Fraternidade
  • A Mãe de Carlos – III
  • Memórias de prisão e a ignomínia da traição
  • A Mãe de Carlos – II
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating