Loreena McKennitt - Dante's Prayer

quarta-feira, abril 27, 2005

Saudade


Várias pessoas já me pediram para escrever sobre a Saudade.
O tema é realmente apaixonante.
Ela mora dentro de cada um de nós.
Nos olhos marejados de lágrimas de mães.
Nas cãs prateadas dos velhos.
Na face lívida das donzelas sonhadoras.
Nas palpitações nervosas dos jovens.
Na circunspecção introspectiva do monge.
Nos lábios em prece.
No silêncio envolvente das necrópoles.
Nas tardes que morrem numa agonia de luz.
Somente Deus e a criança não sentem saudade.
Tem o misticismo de um ritual sagrado.
Tem a doçura encantadora das harmonias musicais.
Tem a eloquência altissonante da poesia.
Tem o timbre dos sinos que plangem ao entardecer.
É espiritual como o perfume das flores.
Inocente como as crianças.
Ingénua como as meninas .
Sonhadora como as donzelas.
Experiente como os adultos.
Triste como os velhos.
Da saudade falaram os poetas.
Cantaram-na os músicos.
Com ela os namorados enfeitam de ternura
e de encanto os seus dias e de literatura suas cartas.
Com a saudade as mães se compensam
e se indemnizam de seus
sofrimentos e de suas amarguras.
Os velhos amenizam e iluminam as trevas dos seus dias.
..................................................
A saudade é como um mistério de eucaristia.
É a presença do que está ausente.
É a ressurreição do que está morto.
É a única coisa que fica daquilo que não ficou.
É o perfume do Amor que se evaporou.
As letras que formam a palavra SAUDADE
são 7 notas musicais.
Escala diatónica que faz vibrar no teclado do
coração as mais doces e tristes canções.
Todas as emoções da alma, todas as vibrações do coração,
todos os encantos do sentimento,
todos os idílios da imaginação se condensam
e se manifestam na saudade,
que é tortura que consola,
que é dor que suaviza,
que é sofrimento que alegra.
Nada crucifica tanto a alma do homem como a saudade.
Nada mitiga tanto as duas dores como a saudade.
É sofrimento e é alívio.
É dor e é riso.
É noite e é dia"

Padre António Vieira, in
O verbo amar e suas complicações



Texto e imagem, enviados pela minha Amiga Guida. Resolvi publica-lo, porque, para além do meu próprio entendimento sobre a Vida, considero existirem nestas palavras, muita Verdade e como tal, tenho todo o prazer de o partilhar convosco.

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Lindíssimo!
 
Saudade
Feres os nervos tensos
Dedilhas no meu peito
O grito aflito de um ventre infecundo
Sufoco
O sonho frágil
Lapida a minha noite
Em dia

(escrevi esta coisa há cerca de uns vinte anos atrás. acho que ninguém resistiu a escrever sobre saudade, sentimento que se reclama dos portugueses, mas que pertence a toda a humanidade. no entanto, a magia de a tornar palavra única, confunde-se com a petulância de achar que esse sentimento se confina à alma lusa... )

Thks pela partilha
Kisses
 
Fernando amigo!
A Saudade está mesmo no ar... Que lindo escrito sobre ela publicastes... Coincidentemente, a Saudade é também tema do meu último post, claro que escrito de forma muito mais simples, mas bastante sincera, no entanto!
A Saudade é sim uma mescla de grandes sentimentos, é realmente como diz em teu post "a presença do ausente"... nisso a Saudade transmite toda uma realidade!
Estive meio ausente esta semana que passou, mas já estou novamente a publicar minhas coisinhas, idéias, pensamentos e sentimentos lá "em casa", que aliás está de cara nova outra vez... :) Estive buscando algo que tivesse mais a ver comigo e minha forma de ser... Acho que encontrei, se nao está exato, mas está quase... :)
Beijos fraternos para ti!
 
Fernando amigo!
A Saudade está mesmo no ar... Que lindo escrito sobre ela publicastes... Coincidentemente, a Saudade é também tema do meu último post, claro que escrito de forma muito mais simples, mas bastante sincera, no entanto!
A Saudade é sim uma mescla de grandes sentimentos, é realmente como diz em teu post "a presença do ausente"... nisso a Saudade transmite toda uma realidade!
Estive meio ausente esta semana que passou, mas já estou novamente a publicar minhas coisinhas, idéias, pensamentos e sentimentos lá "em casa", que aliás está de cara nova outra vez... :) Estive buscando algo que tivesse mais a ver comigo e minha forma de ser... Acho que encontrei, se nao está exato, mas está quase... :)
Beijos fraternos para ti!
 
Reconheci nessas belíssimas palavras a saudade. Contudo, como fuiacometida de uma perda terrível hápoucos meses, ainda não me é possível vislumbrar essa doçura...

Gostei muito do post :-)
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Os Cravos e os cardos
  • Minha Senhora de Mim
  • A Corrente
  • Idiossincrasia
  • Nove Meses na Blogosfera
  • AMOR - O Inato e o Adquirido
  • Fé, Morbidez ou Delírio Colectivo?
  • O Jantar do Pandora's Box
  • Liberdade ???
  • Amêndoas Amargas
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating