Loreena McKennitt - Dante's Prayer

quinta-feira, abril 28, 2005

Memórias de um “país inventado”


Caro José Manuel Fernandes

Li na vossa edição de hoje, o trabalho «Memórias de um “país inventado”», assinado por Carina Branco.

Recordar o passado de ocultação é sempre um exercício de saúde e meritório que esclarece o presente. Todavia, é um olhar parcial e incompleto sobre a Censura à imprensa nos anos da ditadura.

Sem desmerecer da censura que outros sofreram, outros jornais houve que foram mais metodicamente perseguidos pelo regime fascista.

Refiro-me ao Notícias da Amadora, dirigido por Orlando Gonçalves, que sofreu o exame da Censura durante 16 anos. A sua edição chegou a ser suspensa nos anos 60 e as suas oficinas gráficas foram assaltadas pela PIDE e o director preso em 18 de Abril de 1974.

Refiro-me ao Comércio do Funchal, dirigido por Vicente Jorge Silva, que também dirigiu o seu jornal.

Refiro-me ao Jornal do Fundão, de António Paulouro.

Três jornais regionais, mas com expansão nacional, que eram referência para os antifascistas e para aqueles que lutavam pela liberdade de expressão e de informação.

O Notícias da Amadora era daqueles que acolhia a colaboração da esquerda em geral, mas também dos deputados da ala liberal do regime. A sua importância no jornalismo crítico português é reconhecida quer pela esquerda quer pelo próprio Marcelo Caetano, que ao jornal se refere no seu «Depoimento», editado no Rio de Janeiro, em 1974.

Mas além de argumentos vários que aqui poderia aduzir, o testemunho mais eloquente reside nos 3.173 textos censurados, com cortes parciais ou totais, que fazem parte do nosso património editorial. Peças de jornalistas, colaboradores e leitores com 502 autores e autoras identificados.

Durante 40 meses, entre 27 de Setembro de 2001 e 16 de Dezembro de 2004, publicámos 40 cadernos, nos quais divulgámos 28 por cento das nossas provas censuradas.

Entre elas, a crónica de Baptista Bastos, «Com os dentes cheios de amargura», cujo fac-simile reproduzem na vossa edição, sem sequer terem a gentileza de solicitarem autorização ou sequer darem conhecimento.

Envio-lhe esta informação não solicitada para eventual conhecimento dos leitores do Público ou da redacção do seu jornal.

Estou seguro que o vosso trabalho traduz um esquecimento do Público, mas não reflecte o esquecimento público.

Cordiais saudações

Orlando César



'Grande parte desses “Educadores do Povo”, depois de passados os seus devaneios de verborreias e acções pseudo revolucionarias, alojaram-se no seu lugar, deixando cair a mascara e são hoje em dia, muitos dos protagonizam praticas que diziam combater'.

O parágrafo anterior, está inserto no meu recente texto Os Cravos e os cardos.

Considerei oportuno destaca-lo, a propósito desta "carta aberta", que eu subscrevo na integra, dirigida ao director do Público, José Manuel Fernandes, em 27/04/2005, pelo meu prezado Amigo Orlando César, Director do Notícias da Amadora.

Nota: Os links incluídos na referida carta são da minha responsabilidade.


Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Este teu texto sobre a censura, mostrando uma vez mais o teu lado de paladino das liberdades, fez-me lembrar um programa que vi hà dois dias na RT1(TV memória), uma palestra televisiva do professor Vitorino Menésio.
Na altura em que ocorreu, nem demos por isso, mas o professor falava de Marx com um à vontade incrível, e fez uma das mais bem conseguidas dissertações sobre a Liberdade, com frases como esta. "A Liberdade existe até ao limiar dos interesses dos senhores".
Como foi possível naquele tempo passar isto na TV? Mistérios do fachismo.
Um abraço. Augusto
 
tenho de voltar para ler melhor...

Estou muito enjoada...Vim só dizer olá!

OLÁ!

Foi a medicação para curar a amigdalite...
Deu-me “volta à vesícula”....Jinho, BShell

(ai......)
 
É o branqueamento da história que tantas, tantas vezes é consciente.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Saudade
  • Os Cravos e os cardos
  • Minha Senhora de Mim
  • A Corrente
  • Idiossincrasia
  • Nove Meses na Blogosfera
  • AMOR - O Inato e o Adquirido
  • Fé, Morbidez ou Delírio Colectivo?
  • O Jantar do Pandora's Box
  • Liberdade ???
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating