Loreena McKennitt - Dante's Prayer

sábado, abril 16, 2005

Idiossincrasia

O Congresso do PSD representa o primeiro acto público e colectivo, expiatório, após a derrota eleitoral de Fevereiro. Embora os congressos sejam cada vez mais conversas em circuito fechado, com mensagens subliminares e códigos de conduta esotéricos, há que não esquecer os largos milhares de cidadãos, militantes ou simplesmente eleitores, que, embora não tendo assento neste conclave, deveriam constituir uma das suas prioridades.”…

De facto, para lá das razões próximas – a opção pessoal de vida do Dr. Durão Barroso, a sua substituição feita no âmbito do partido em vez de no âmbito do Governo, e a idiossincrasia do Dr. Santana Lopes…”

Não se assustem, porque estas não são palavras minhas. O que acabaram de ler é parte de um texto intitulado E Agora? da autoria de Maria José Nogueira Pinto, publicado no jornal A Capital, na passada quarta-feira, 13 de Abril de 2005. Se não leram o citado artigo cliquem aqui.

Há muito tempo que eu andava a embirrar com um “palavrão” que vejo por aí estampado em vários locais, nomeadamente, pelos jornais e em alguns Blogues que são referenciados amiúde em A Capital.

Idiossincrasia. É este o “palavrão”, que só não me põe à beira de um ataque de nervos porque eu sou um cidadão muito "auto controladinho" e se por acaso algo me enfurece momentaneamente, faço por relaxar, respirando fundo e cogitando com os meus botões, não com “E Agora?”, mas com “Que Fazer?”, como o mestre Lenine.

Mas a Dr.ª. Maria José não se limitou a “idiossincratizar” a minha paciência, a Senhora, que até não é das mais antipáticas às “direitas”, enveredou por “mensagens subliminares e códigos de conduta esotéricos”… Mas o que é isto? Será que a velha Lusitânia se transformou numa Feira de Ciências Ocultistas? Fico na dúvida se o Dr. Durão Barroso antes de se mudar para Bruxelas terá ou não ouvido os sapientes conselhos do Alexandrino, aquele do “firme e hirto”, ou se o Dr. Santana Lopes tem sido assistido por diferentes Mães ou Pais de Santo, ou ainda, se o Dr. Paulo Portas, confrade da Dr.ª. Maria José, recorre com frequência ao “Oráculo de Belline” do tarologo Miguel de Sousa.

Será que os nossos distintos pensadores/escribas, quais “educadores do Povo”, pretendem imbuir na Alma Lusitana o culto idiossincrásico?

Eu não tenho nada contra a utilização de tão “in” palavra, mas já é Idiossincrasia a mais, talvez reveladora de um hiato alojado em algumas cabeças pensantes cá do burgo, superando-o com expressões pouco usuais do nosso dia-a-dia, transportando-as assim para o palco iluminado pelas Luzes da Ribalta do seu protagonismo.

Desculpa-me, Charles Chaplin

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Adorei este texto. Bem pensado e cheio de raiva contida. Há sempre um lado positivo e eu encontro três nesta palavra: 1º. obviamente obriga ao desfolhar de um velho dicionário, para ter a certeza do seu sentido; 2º. palavra complicada e cara a utilizar no meio de uma conversa entre pseudo intelectuais que tudo sabem e nada dizem: 3ª. permitiu-me ler este magnífico texto teu e perceber que ainda há pessoas felizes. Fica bem,
 
Fernando prepara-te que isto hoje vai ser longo, mereces uma resposta especial.

Reconheço a minha ignorância, mas não sei o que significa idiossincrasia, nem estou para aí virado. Aquilo que sei é que mais uma vez as bases dos partidos em especial no PSD são verbos de encher eleitoral, porque no partido não riscam nada, isso é para os barões que se aproveitam delas. Ninguém as manda serem estúpidas.
Se o Santana Lopes é visita do Alexandrino, nã sei, mas não há Mãe de Santo que o salve da macumba que os amigos do partido lhe fizeram.
(continua a seguir)
 
(continuação)
"Será o nosso Eu, uma infinita parte de uma Alma infinita?"
Fernando, é sem dúvida, na minha opinião. Só que o egoísmo, chamemos assim, e este está manifestado quando escreves Eu com letra maiúscula, pressupõe por si só uma individualização da Alma infinita, que por ser infinita não existe.
Usamos o termo infinito quando nos referimos a algo sem princípio e sem fim, portanto incriado.
Lavoisier tam toda a razão quando diz que nada é criado nem nada desaparece, tudo se transforma.
Metafisicamente o que não é criado é incriado, existindo na sua inexistência.
(continua a seguir)
 
(continuação)
Eu sei que não é fácil este raciocínio, mas é muito difìcil para mim explicar melhor, talvez numa conversa pessoal eu consiga expôr melhor o meu ponto de vista. Em breve vou publicar uns posts sobre a evolução do pensamento dos filósofos da Antiguidade, é possível, se eu conseguir encandear bem o pensamento deles, que fique mais fácil entender o que eu penso.
Acabou, dediquei-te a minha hora de almoço com este comemtário. Um abraço. Augusto
 
Bom dia, entrei nesta página no interesse de saber o significado da palavra idiossincrasia, mas desculpe-me a ignorância, neste texto citam a palavra, mas o significado cadê?

Se alguém puder fazer a gentileza, por favor me mande um email explicando!!!
Agradeço a colaboração,
edna_998@hotmail.com
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Nove Meses na Blogosfera
  • AMOR - O Inato e o Adquirido
  • Fé, Morbidez ou Delírio Colectivo?
  • O Jantar do Pandora's Box
  • Liberdade ???
  • Amêndoas Amargas
  • Jantar de Aniversário do Pandora's Box
  • Pai
  • Je suis malade
  • Oito Meses na Blogosfera
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating