Loreena McKennitt - Dante's Prayer

sexta-feira, abril 08, 2005

Fé, Morbidez ou Delírio Colectivo?

Aquilo a que temos assistido nestes últimos dias a propósito da “morte anunciada” no passado sábado do Papa João Paulo II, mais uma vez, provocou em mim uma repulsa e uma condenação por tudo quanto gira à volta desse acontecimento e do seu aproveitamento por quem o considera útil para os seus mais variados fins, não olhando, como sempre foi sua pratica corrente, aos meios utilizados para os alcançar.

Fui, tal como a maioria dos que me lêem, criado num meio envolvente pelos desígnios da chamada Igreja Católica Apostólica Romana. No final da minha adolescência, coloquei um ponto final na crença dos valores que nos eram incutidos, precisamente pelo que via e ouvia, continuando, contudo, a respeitar todos aqueles que sinceramente praticavam e praticam a sua Fé com lisura e um verdadeiro e fraterno Amor aos seus semelhantes.

Sou, como costumo auto definir-me, um agnóstico não fundamentalista, um observador, tão atento quanto possível, de tudo o que se passa ao meu redor ou longe de mim e daí, em consciência, considerar que não devo deixar passar em claro tudo aquilo que julgo ser atentatório do bom senso e da dignidade humana.

Quase que assistimos a uma morte em directo. Objectivas apontadas para as janelas de um quarto de um moribundo. Captam-se imagens de uma mó de gente, a rezar pela Vida e a esperar pela Morte. Colocam-se pessoas a carpir perante as câmaras. Finalmente anuncia-se o passamento de João Paulo II e aquela multidão, de câmaras e microfones apontados, reza, chora, grita, gesticula, para gáudio de muitos espectadores de emoções.

Segue-se o espectáculo dos restos mortais num andor passando perante toda aquela gente, até ao local para a sua exposição pública. Organizam-se excursões para assistir às cenas finais da Morte de um ser humano. Roma rebenta pelas costuras. Milhares, milhões, tentam ver o que resta de um Homem. Muitos aproveitam para fazer piqueniques pelas ruas da cidade e dormem ao relento. As diversas cadeias de TV, Rádio, Jornais, registam o máximo que podem para satisfazerem as suas audiências ou os seus leitores.

Show Must Go On!

Fé, Morbidez ou Delírio Colectivo?

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Eu digo tratar-se de uma histeria colectiva. O negócio à vota do assunto já começou e não vai parar nos tempos mais próximos.
 
É um pouco de tudo isso...
Pq se no meio de toda esta gente não existir um pouco de verdade... então realmente tenho razão p estar farta de muita coisa e eu não quero ter razão!
 
Perfeito!
São os exageros do ser humano em busca de lucro fácil à custa da desgraça humana. Todo a gente se deleita com a forma da comunicação social transmitir uma notícia até à exaustão, o que deixa de ser uma notícia para ser uma autêntica manipulação dos mídea, na direcção das pessoas e das suas fragilidades! E eles melhor que ninguém têm magistralmente tudo muito bem estudado para manter as audiências…

Gostei muito deste artigo
Abraços

http://babushka.blogs.sapo.pt/
 
Amigo Fernando!
Tenho tantas críticas pessoais quanto a este tema que a comentar sobre elas fosse correr o risco de ofender a que nao merece, a que nao devo... Assim que me resumo a concordar plenamente com o que dizes e somente ressaltar a necessidade que temos de lembrar-mos que mais que o "líder espiritual" da igreja mais poderosa do mundo, mais que um papa, deixou-nos um Ser Humano, a pessoa Karol, merecedora de meu total respeito enquanto "gente"... Que o permitam descansar em paz, enfim!
Beijos e um lindo fim de semana para ti, caro amigo!
 
Fernando as tuas palavras encontram eco em mim.
Costumo utilizar uma frase para aquilo que me parece inevitável."Outra coisa não era de esperar, o contrário seria surrealista."
A Igreja não perdeu a oportunidade de manifestar o seu pretenso popderio mobilizador, usando para tal as exéquias do Papa. Do mal o menos comparado com os metodos que utilizou no passado.
Mediatizando o que devia ser recolhimento, pretendeu dar ao mundo uma imagem de adesão e grandeza, que todos sabemos, falseada pela alienação das massas, na tentativa, quem sabe, de reforçar a sua pretença hegemonia no ecunemismo. E mais não digo para não me baterem.
Um braço. Augusto
 
Não podia estar mais de acordo, Amigo. Um grande beijinho para ti e uma óptima semana.
 
Caro amigo vai ao nietzsche e recebe o testemunho que lá te deixei! aqui: http://nietzsche.blogs.sapo.pt/main.html

Abraços fraternos
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • O Jantar do Pandora's Box
  • Liberdade ???
  • Amêndoas Amargas
  • Jantar de Aniversário do Pandora's Box
  • Pai
  • Je suis malade
  • Oito Meses na Blogosfera
  • Mulheres autarcas, Para fazer o quê?
  • A Última Batalha
  • Valsa no Éter
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating