Loreena McKennitt - Dante's Prayer

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

A Fauna e os Faunos

Fauno

Portugal, parente pobre da Comunidade Europeia é muito “rico” na diversidade da sua Fauna.

Nunca pensei ser possível encontrar tantos e tão requintados espécimes neste solo lusitano. Socorri-me do Darwin mas não tive sorte nenhuma. A sua Evolução das Espécies não contempla tais criaturas. Voltei-me para a Mitologia e penso ter encontrado alguma resposta.

Portugal tem a maior variedade de Faunos por metro quadrado do planeta. Admirados? O FAUNO/Capital (amigo Marx, desculpa-me, eu sei que com estas coisas não se brincam, mas o que é que queres, deu-me para aqui), dedilhando a sua Harpa ou soprando a flauta do seu amigo , desde há uns trinta anos atrás, foi deixando a sua prole de Faunos multicores (quase todas, à excepção do Vermelho e pouco mais) principalmente pelas urbes litorais. Inicialmente, de forma muito ténue e discreta, mas a partir da pré-adesão à então designada CEE, foi cá um rodopio uniformemente acelerado destes especímenes

No início foram rosas, senhores foram rosas, não daquelas que saíram milagrosamente das vestes da Isabelinha, mas da “faunicultura” que enfiou o Karl no sótão. Os seráficos azulinhos apareceram do lado direito com setinhas (que não são as do CUPIDO) a apontar para o centro, contraindo matrimónio a prazo com os faunos rosa. Foi sol de curta duração e os rosinhas lá tiveram de desenrascar-se sozinhos durante mais algum tempo. Os faunos rosa, muito a contra gosto, lá tiveram de dar corda aos sapatinhos, Pelo meio intrometeram-se outros faunos, de cor indefinida, talvez “cor de burro quando foge”. E a bagunça foi de tal ordem que foram todos para o Olimpo das cores para escolher o tom que mais se adequava à sua condição.

O FAUNO/Capital, já não estava a achar graça nenhuma aos seus rebentos. Que diabo, então esteve ele sarapintado as criaturas com aquelas cores todas – Crescei, multiplicai-vos e matai-vos uns aos outros - e os gajos não haviam maneira de acertarem o passo? Frank o “ciososo”, fez uma pausa e foi pregar para outras freguesias. Mais uma vez reuniram os Faunologistas Mediadores Internacionais.

Eis que, saído de terras mouriscas, aparece o Desejado Fauno Alfarroba Laranja. O FAUNO/Capital aplacou a sua ira durante uns anitos. Não sei lá porque carga de água, o emergente Fauno Azul Crispado, começa a atirar-se com unhas e dentes ao Desejado Fauno Alfarroba Laranja e à sua confraria. Os rosinhas iam esfregando as mãos de gozo.

Após uma década de reinado conturbado o Desejado Fauno Alfarroba Laranja, retira-se para a calidez serena do seu Sul, para um longo período de meditação, tendo à cabeceira o CDAi estes são a reserva da Nação”. Enfim, enquanto um Fauno Sonha, ou há marrada ou contradança…

Devidamente ungido com a bênção da Santa Madre Igreja, filho de terras marranas, embalado pelo som de Vangelis, com as Sagradas Escrituras sob o braço esquerdo, entra triunfalmente em cena o Seráfico Fauno Rosa Central. Mais uma vez o FAUNO/Capital suspirou de alívio. Os livros do tio Karl foram para um sótão mais distante.

Vai acima, vai abaixo, vai ao Centro e bota abaixo. E era tal a promiscuidade de Faunos Rosa Alaranjados e de Faunos Laranja Rosados, que até o próprio FAUNO/Capital tinha sérias dificuldades em distingui-los. Até que o Seráfico Fauno Rosa Central, não aguentando a pedalada, num momento de alta depressão, desapareceu-lhe do rosto a sua beatifica postura e exclamou: “E Jesus Cristo disse:” (batendo com o punho sobre a mesa) “porra p’ra isto! Desandou dali e foi tentar converter alguns profanos resistentes internacionais.

Foi a oportunidade do Zé Manel, um Laranja Fauno que há uns anos atrás era um Menino Rabino Pintando Paredes. Coisas da juventude. Então o Fauno Pacheco quando era uns anitos mais novo, não fez tropelias idênticas? Mas as coisas também não correram bem ao Fauno Zé Manel. Mas, tal como diz o ditado popular: “todos os diabos têm sorte” e o Zezinho, manhoso, tecendo loas ao Fauno Vitorino Rosa, foi enganando toda a faunaria, propagando aos quatro ventos que o compadre Vitorino teria toda a sua poia, perdão, o seu apoio, para o lugar hierarquicamente cimeiro da CE, enquanto ia engendrando com os seus Internacionais Faunos liberais comparsas, a maneira de alcançar tão honroso lugar

E eis que, “bruscamente no Verão passado” a noticia colhe de estupefacção as lusitanas gentes. O Zezinho ia ser o novo chefe da Eurolandia. Felicito-o pela destreza das suas manhas. Por (de)mérito seu, o barco lusitano estava (está) ingovernável e o Fauno Zé foi (des)governar para outras bandas. Descanse em Paz.

Fauno Pedro Laranja, um fogoso jovem de currículo invejável de obras inacabadas e incontornável verborreia, foi por conjunturas circunstanciais várias, o sucessor do Fauno Zé, na chefia da Irmandade dos Faunos Laranjas e da governação Lusitana, mantendo os compromissos assumidos pelo seu antecessor com a Irmandade dos Faunos Azuis, na pessoa do seu chefe Fauno Azul Crispado.

Cada um a (des)governar para seu lado, até que o chefe Jorge deu um murro na mesa e disse: “alto e pára a dança!”. O Irmão Ferro (não lhe chamo Fauno por parecer-me ser injusto) aproveitou a boleia e pôs-se a milhas.

Das bandas da Irmandade Fauno Rosa, cada vez mais desbotadas , depois de muita discussão, encontraram a solução para as suas maleitas. O Fauno Engenheiro Rosa desbotado, que até tem nome de filosofo, boas gravatas e tudo (como dizia o Solnado) foi o eleito para conduzir a Irmandade Fauno Rosa. Novo suspiro de alivio do FAUNO/Capital. Duas Irmandades bem no Centro, embora uma incline levemente para a Esquerda e a outra fortemente para a Direita, amparada pelos direitíssimos Faunos Azuis Crispados.

No âmago deste enorme caleidoscópio (excluindo os tons Vermelhos, Vermelhuscos e uma certa tonalidade de Verde) encontra-se a nata de confiança do FAUNO/Capital, que em vez da tradicional configuração, meio homem, meio bode, é caracterizado por um enorme Polvo de incomensuráveis tentáculos, através dos quais os Faunos de coloração Rosa, Laranja e Azul, lhe vão prestando os seus valiosos serviços.

Que Fazer? Como dizia o outro que vocês sabem qual é. Talvez… (não é isso que estão a pensar) por exemplo, continuar a caminhar de acordo com a nossa consciência, não nos deixando embalar por suspeitas Harpas e Flautas, recusando a falsa maviosidade dos seus cantos.

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Caro Fernando. Eles "cantam" bem mas não me alegram.
Mandem essa malta trabalhar até aos 68 anos.
 
Frog um novo nos comentes...treta afinfo no Fernando B nesta multiplicidade de Fraternidades e sei lá mais o quê! aterro num e..já agora, deixa cá ler. Quê?!!! ai isto deve ser a falta da nicotina que me tolda o entender - Faunos?!!! ai! agora era o que me faltava era vir este (mas o tal Fernando B.parecia-me ser um homem de respeito!!) chamar-lhes Faunos! Deve ser, e cada um encontra a sua, a maneira deste Fernado B. (Frog?!) ou lá que é, conseguir digerir esta seita. Faunos! Mas... e eu que estou numa de deixar o vício de uma vida inteira...levei o texto todo a dizer baixinho ao meu pensamento: "Olha que é Fauno, e não Falo" e lá consegui chegar ao fim do texto sem ter na cabeça um Portugal repleto de Pilitas em vez dos, apesar de tudo, simpáticos Faunos que tu pintas!
 
Fernando! Obrigada pelo minucioso esclarecimento (só faltou o estado civil rsss) e voltei a ler o teu texto que, acho, já tinha entendido...acho! e sobre a tua respeitabilidade tava brincando, claro! Um abração e bom fds
PS já que gostas de esclarecer (rss) o que vai acontecer ao apelo? (é eu se calhar devia saber, mas explica sim?!)
Ainda: os meus dados estão no profile eheheheh (estado civil ...vai lendo o que escrevo rss)
 
Só haverá uma escolha no dia 20 de Fevereiro.
Por muito que isto possa custar a muito boa gente.
Ou votam no lobo.(PSL)
Ou votam no cão. (JS)
A escolha cabe a cada um.
Mas depois não chorem….
 
este tipo de comentários, criam alguns embaraços.
O anónimo anterior é do blogquisto


blogquisto
 
ola:)
sim, conhece-me da Fiartil. sou filha da senhora q faz bolos alentejanos.
confesso que só li metade do seu post, mas tenho uma boa explicação: tenho que me levantar bem cedo amanhã e já é bem tarde. só vim para dizer que nos conhecemos sim. prometo que assim que vier ao computador de novo, visitarei de novo o seu cantinho e verei tudo com calma:)
bom fim-de-semana.
*
 
Fernando,
Um bom texto!!!Aos que estão bem mais apropriados com a Fauna e os Faunos é uma boa altura para reflexões mais profundas... já está a chegar o 20 de fevereiro!
beijos imensos ao um GRANDE amigo e COMPANHEIRO!
 
Nem mais!!!
Bom fim de semana! E muitos faunos!!! Lagarto! Lagarto! Lagarto!!!!!!
 
É caso para dizer que andam faunos pelos bosques... Gostei da tua análise. Um abraço.
 
depois de dia 20 lá se saberá qual a fauna dominante da próxima época...
 
Olha Fernando, só mesmo este teu tom satírico é que nos atenua momentâneamente a preocupação toda disto tudo.
Por mim já votei, como cidadã estrangeira, e olha que não foi de ânimo leve, não..
Enfim, já não falta muito para soar o que tiver de ser.
Beijo amigo
Ana Maria
 
A minha alma anseia por uma réstia de sol...(aos domingos reunia-se toda a família...entendes?)
Desculpa...mas não li convenientemente o teu “post”, por isso, não vou comentar. Jinho
 
Adorei o teu texto. O modo como descreves os Faunos desta nossa Fauna fez-me sorrir (não vale a pena chorar, não é?). Bjokas
 
Grata pelo teu apoio, pela tua PRESENÇA! É muito importante para mim...acredita. Beijo BS
 
Excelente estudo zoológico! Um beijo.
 
Grande fauna de faunos.
Um abraço. Augusto
 
bem, depois de algumas dificuldades para deixar um comentário (o meu computador não está muito bom), lá consegui.
achei original esta abordagem ao que se passou e está passando no nosso Portugal... tudo muito verdadeito, mas resta saber qual o fauno que levará a melhor.
*
 
Olá, Fernando. Criei um novo blog chamado SER HUMANO. É o resultado que tenho vivido ultimamente. É que ser humano é muito mais do que olhar para o nosso umbigo. Passa por lá: serhumano.blog.com. Beijinho
 
Passe para deixar-te beijos fraternos e o desejo de que tenhas passado um lindo Dia de Sao Valentim!
 
passei para agradecer o comentário simpático lá no meu cantinho.
Abraço.
 
deixo te um beijo carinhoso amigo
e obrigada pelas tuas palavras no meu cantinho

Rose
 
Vim á procura dum poema.
Fica um beijo carinhoso
 
OLA, vim deixar um beijinho e votos de uma boa semana :)
LIZ
 
OLA, vim deixar um beijinho e votos de uma boa semana :)
LIZ
 
OLA, vim deixar um beijinho e votos de uma boa semana :)
LIZ
 
OLA, vim deixar um beijinho e votos de uma boa semana :)
LIZ
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Relações Púbicas
  • Salvemos o Notícias da Amadora
  • Romântico qb
  • Primeiro Balanço do Apelo para a Humanidade
  • Apelo para a Humanidade
  • Seis meses na Blogosesfera
  • Alerta para a Humanidade II
  • Alerta para a Humanidade
  • Solstício da Esperança
  • O MOSTRENGO DE SANTA COMBA
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating