Loreena McKennitt - Dante's Prayer

segunda-feira, outubro 25, 2004

Noticias da Amadora


Segunda-feira, dia 25 de Outubro de 2004, o semanário Noticias da Amadora (NA), completa 46 anos de publicação.

Fundado em 25 de Outubro de 1958 por António de Jesus, ainda no consulado de Oliveira Salazar, o NA sobreviveu durante quase 16 anos, passando pela pseudo Primavera Marcelista, garrotado pela ignóbil Censura e foi com muita dificuldade, só ultrapassada pela força idealista dos seus trabalhadores e com o apoio de um punhado de fiéis leitores, como este vosso Amigo, assinante, desde os finais dos anos 60, que o nosso NA conseguiu sobreviver.

Nesses quase 16 anos, o Noticias da Amadora, nunca se vendeu, nunca se rendeu, perante o poder político de cariz fascizante, nem nunca se vergou ao poder económico.

Foram anos muito difíceis, para quem, com todos os condicionalismos impostos pelo antigo Regime, procurou dar aos seus leitores uma informação minimamente digna, usando a arte das palavras, muitas das vezes sob a forma de metáforas, onde se denunciavam toda a espécie de injustiças.

Pouco depois de me ter tornado assinante do NA tive a ventura de conhecer pessoalmente o saudoso Orlando Gonçalves, director do jornal desde 1963, até nos ter deixado em 1994. Era um Homem de fino trato. Estatura média, cabelo impecavelmente penteado e o seu peculiar bigode muito fino.

Algumas vezes, antes do 25 de Abril, me dirigi à redacção para lhe entregar pessoalmente os meus textos para publicação. Eram fruto da minha observação quotidiana da gente simples. Crianças, "filhos dos homens que nunca foram meninos", parafraseando Soeiro Pereira Gomes e de adultos marginalizados pela sociedade. Entre outra temática da vida real, dos finais dos anos 60, até aos anos iniciais da década seguinte.

Há dois meses Orlando César, filho do saudoso Orlando Gonçalves e seu digno sucessor na direcção do NA após o falecimento do seu Pai, teve a gentileza, de me enviar quatro desses meu textos, após aturada pesquisa nos arquivos. Um deles, intitulado "Do Alto da minha Janela" já tive a oportunidade de o publicar neste Blog.

Para o Orlando César, o meu agradecimento publico por essa gentileza.

Não podia de forma alguma deixar passar em claro esta efeméride. Recomendo a todos os meus Amigos uma visita ao sitio do NA indicado aqui no lado direito do Fraternidade. Destaco os Cadernos Censura 16, que desde 2001 o NA, tem mensalmente oferecido aos seus leitores. Vale a pena, dar uma vista de olhos por lá, acreditem.

Desejo ao Orlando César e a toda a sua equipa as maiores venturas e força para prosseguirem o seu excelente trabalho.

A LUTA CONTINUA!



Atenção: Tenho tido diversos problemas, com o acesso à Net, desde a passada quinta-feira. O Fraternidade, pura e simplesmente desapareceu. Por sorte tinha uma cópia do Template. Porém, ainda se verificam diversas anomalias, especialmente nas palavras com acento, etc., etc., . Peço a vossa compreensão para este lamentavel incidente, do qual não tenho qualquer responsabilidade.


Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments:
Não conhecia o Notícias da Amadora, mas creio que deve ser um jornal muito interessante, quanto mais não fosse, por ter desafiado o antigo regime, mas pelo que diz também pelo conteúdo.
A sua homenagem ao NA é a homenagem a todas as outras publicações que conseguiram sobreviver nas trevas do Estado Novo.
Um abraço. Augusto
 
Lembro-me muito bem do "nascimento" do nosso N.A. Por essa altura andave eu no Externato Alexandre Herculano, na Amadora, onde frequentava o 4º ano. A semanada era magra, mas lá se arranjava maneira de lermos o jornal nem que o pedíssemos emprestado... Leitora assídua só me tornei bastante mais tarde, quando pude pagar do meu bolso a respectiva assinatura. A par com a República e o Diário de Lisboa, era uma voz tão livre quanto a deixavam que perturbava a paz dos cemitérios em que nos obrigavam a viver. Gostando umas vezes mais, outras menos, do seu conteúdo, continuo no entanto a manter este elo afectivo. Porque ainda vale a pena!
Um abraço fraterno.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Caminhos Da Suástica - III
  • Mistérios Insondáveis
  • Três Meses na Blogoesfera
  • Caminhos Da Suástica - II
  • O TAMANHO DAS PESSOAS
  • Caminhos Da Suástica - I
  • Alma Renascida
  • 5 de Outubro de 1955
  • Primeiro Amor - parte V (conclusão)
  • Primeiro Amor - parte IV
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating