Loreena McKennitt - Dante's Prayer

sábado, julho 24, 2004

Deuses e Demónios da Medicina

A propósito de dois comentários, insertos no meu texto Valsa nas Brumas, expressos por dois Amigos, um muito jovem e outro que por lá já passou, tal como eu, vou deixar aqui, especialmente para eles, algumas palavras, neste texto cujo titulo foi "plagiado" de uma obra do saudoso médico e escritor Fernando Namora (1919-1989).

Compreendo perfeitamente o vosso sentimento de revolta, porém, enquanto que no caso do primeiro Amigo, o Filipe, não se tratou, pelo que me analisei, de negligência ou de qualquer tipo de aproveitamento comercial, conforme a minha Amiga Fernanda escreveu a propósito da revolta deste Jovem, no caso do outro Amigo, segundo o seu relato, o que se passou, foram questões de leviandade, chamemos assim, e de exploração financeira, aproveitando a sua debilidade física, e consequente afectação psíquica decorrente da sua enfermidade.

Desde 1995, que iniciei a minha ronda hospitalar, como descrevi no citado texto. Desde essa data até ao passado ano, já lá voltei mais três vezes. Em 2002, por exemplo, dei entrada na urgência do Hospital, com problemas cardio respiratórios. Quando acabei de relatar os meus antecedentes clínicos à médica de serviço, deixei de respirar completamente. Pedi-lhe um ansiolitico, vi o pessoal da equipa a correr e desfaleci.

Como devem saber, por principio, o nosso cérebro, poderá aguentar, o máximo três minutos sem oxigenação. A partir desse período de tempo, isto de um modo geral, ou se verifica a morte cerebral ou o paciente poderá ficar com danos irreversíveis.

Pois bem meus Estimados Amigos, eu não sei ao certo quanto tempo estive sem oxigenação cerebral. Sei sim, que estive quase 48 horas ligado ao ventilador, findas as quais, regressei a este lado. Soube também posteriormente, que durante o período em que estive inconsciente, as minhas hipóteses, segundo os médicos, de sobreviver, seriam de cerca de 20%. E caso sobrevivesse, segundo o seu prognostico reservado, era bem possível que ficasse com danos irreversíveis.

Pois sobrevivi, graças ao grande espirito profissional de toda aquela gente heróica. Daí o meu eterno reconhecimento a todos eles: Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Acção Médica, etc., que não só nessas 48 horas dramáticas da minha vida, como nos outros períodos de internamento, merecem toda a minha gratidão.

Esses são os meus Deuses. Pessoas que não fazem do juramento Hipocratico, uma mera cerimónia de retórica. Os outros, tal como muita gente, que conhecemos ou ouvimos, falar são os tais Demónios, pessoas sem escrúpulos, para quem a ética é uma palavra maldita.

Termino, como o fiz na minha Valsa nas Brumas, com um Bem Hajam, a todos os excelentes profissionais que encontrei no Hospital de S. Francisco Xavier, em especial, para minha querida Amiga e médica assistente, Cardiologista, Dr.ª. Fátima Pina Cabral, o meu Anjo da Guarda, para quem a Medicina é um sacerdócio, em detrimento dos valores superficiais da Vida.

Comentários Alternativos - Haloscan:

|


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

* Apelo para a Humanidade *

* Lista de Subscritores *



Contacta-me:
contacta-me
Fala comigo:
hotmail

Visitantes desde
13/07/2004:

web stats
Blogarama - The Blog Directory

Arquivos
  • Julho 2004
  • Agosto 2004
  • Setembro 2004
  • Outubro 2004
  • Novembro 2004
  • Dezembro 2004
  • Janeiro 2005
  • Fevereiro 2005
  • Março 2005
  • Abril 2005
  • Maio 2005
  • Junho 2005
  • Julho 2005
  • Agosto 2005
  • Setembro 2005
  • Outubro 2005
  • Novembro 2005
  • Dezembro 2005
  • Janeiro 2006
  • Fevereiro 2006
  • Março 2006
  • Abril 2006
  • Maio 2006
  • Junho 2006

  • Entradas Recentes
  • Sociedade de Consumo
  • O Dito Senhor
  • Soeiro Pereira Gomes
  • Valsa nas Brumas
  • Sugestão de Visitas

  • Notícias da Amadora
  • Voz das Beiras
  • Voz das Beiras - Blogs
  • Este Blog apoia esta campanha
  • Associação Animal
  • INTERVALO - GRUPO DE TEATRO
  • Os Sítios do Arco-da-Velha
  • PobrezaZero
  • Associação Gaita de Foles
  • Registe o seu e-mail para ser avisado
    dos mais recentes textos deste Blog



    powered by Bloglet


    Linkar este Blog?
    Fraternidade

    Se deseja linkar este blog com esta imagem por favor copie este código




    O meu Amigo muito especial


    Image hosted by Photobucket.com

    Também escrevo aqui:


    Redescobrir
    Joy Division

    15,00 Euros
    Para encomendar clica na imagem

  • Mundo Bizarro

  • Estúdio de Dança

  • Castelo de Thor
  • O Portal da História
  • Round Table
  • Cancro da Mama


  • Free Photo Albums from Bravenet.com
    Free Photo Albums from Bravenet.com

    Estou no Blog.com.pt

    Fases da Lua
     

    velocimetro


    More blogs about lusomerlin.blogspot.com

    eXTReMe Tracker

    Are you talkin' to me?

    BlogRating